Candidatura e preparação da Mobilidade

Todo o processo de candidatura a um programa de mobilidade é feito online através do SIGARRA.

Quando ponderas candidatar-te a um programa de mobilidade é importante pesquisares:

• O que existe para ti?
    • Quais são as parcerias existente e quais as condições de elegibilidade?
    • Preferes uma mobilidade internacional (ex.: Erasmus +) ou uma mobilidade nacional (Programa Almeida Garrett)?
  • Prazos e documentos necessários
    • Perto do início das fases de candidatura às diferentes oportunidades, poderás encontrar no SIGARRA todos os prazos e documentos que irás ter de apresentar no momento de candidatura.
  • Delinear o programa de estudos
  • Certificação linguística? Preciso?
    • A necessidade de certificação linguística depende da instituição de destino e das exigências da mesma. Caso seja necessária a FLUP (Faculdade de Letras da Universidade do Porto) faz exames mensais de certificação com o custo associado de 50 euros.

Depois de teres efetuado a tua candidatura e da mesma ter sido aceite os passos seguintes são:

• Decisões acerca do alojamento
    • Terás de decidir onde irás ficar alojado/a durante o programa de mobilidade. Poderás optar pelo alojamento local da cidade de destino, alugando uma casa/quarta ou, caso haja vagas para tal, poderás optar por uma residência de estudantes da Instituição de destino.
  • Viagem
    • Terás de agendar e planear a viagem.
  • CESD e outros seguros
    • Dependendo do teu destino terás de ter o teu CESD (Cartão Europeu de Seguro de Saúde) ou outros planos de seguro.
  • Assinatura de documentos e contrato de Bolsa (se aplicável)