Diogo Amaral frequenta o terceiro ano da licenciatura de Biologia (2019/2020) e respondeu a algumas questões acerca do estágio curricular que frequenta.
Qual é a área do teu estágio curricular?
Biologia e manipulação molecular.
Quem é a tua orientadora?
A minha orientadora é Mariana Santos Graça (graca@ibmc.up.pt) e realiza investigação na área de Biologia Molecular e Biotecnologia, estando filiada ao IBMC/i3S.
Em que consiste o teu estágio?
Consiste em, através de material genómico de pacientes com doenças neurovegetativas, realizar um minigene assay que nos permite estudar a possibilidade da mutação causar mecanismos de splicing alternativos e assim levar a uma transcrição do gene possivelmente patológica.
Como chegaste ao estágio que frequentas?
Cheguei ao estágio ao entrar em contacto com o líder do grupo que me indicou a minha orientadora.
O que estás a achar do teu estágio?
Achei uma experiência enriquecedora, contudo trabalhosa, onde adquiri conhecimentos e técnicas que levarei comigo e onde conheci profissionais que não só me receberam extremamente bem no seu laboratório como me ajudaram em todas as dúvidas que tive ao longo do estágio. Correspondeu às minhas expetativas.
Que conselhos podes dar a um estudante que tenha interesse de, no próximo ano, frequentar um estágio curricular?
Aconselho a realizar o estágio curricular, pois adquirem competências que não são possíveis de obter nas aulas de licenciatura e o convívio e o diálogo com profissionais da área é uma experiência indispensável.
Podes deixar algum contacto teu, caso algum estudante tenha interesse em contactar-te para saber mais informações ou alguma opinião tua?
Sim, claro. O meu email institucional é up201704137@fc.up.pt