Se frequentas a licenciatura de Biologia tem a possibilidade de realizar um estágio curricular. É normal que, aquando da decisão de estagiar, surjam algumas dúvidas. Para simplificar o processo e tornar a procura de estágio menos stressante, em baixo encontras a resposta a algumas das questões mais comuns com informações disponibilizadas pela professora Paula Melo (Coordenadora da Comissão de Estágio).
O estágio curricular é uma formação académica integrada numa atividade de índole profissionalizante ou de investigação, permitindo-te a aquisição de competências e capacidades relevantes num contexto de empregabilidade futura, ou para o ingresso em ciclos posteriores de estudos universitários.
Podes realizar o teu estágio em vários sítios:
O estágio curricular corresponde a 18ECTs e funciona como uma Unidade Curricular anual. Semanalmente 24 horas são destinados ao estágio, das quais 6 a 8 horas são de contacto.
Este total de horas não deve ultrapassar nem ficar aquém dos limites acima fixados. Além disto: o estágio curricular não pode impedir o estudante de frequentar as restantes unidades curriculares em que está inscrito e deve libertar o estudante nas semanas correspondentes às épocas normal e de recurso dos exames.
A avaliação é feita através de um relatório de estágio entregue no final do ano à Comissão de Estágio. O relatório só é aceite para avaliação se o orientador tiver entregado a respetiva ficha de avaliação do estagiário.
A classificação do estágio é o somatório da nota atribuída pelo orientador de estágio (60%) e da nota do relatório (40%).
A classificação obtida não poderá ser alvo de melhoria de nota nem de exame em época de recurso. Em caso de reclamação, pode ser requerida uma avaliação presencial, através da realização de uma apresentação e discussão pública do relatório, deixando a nota anterior de ter efeito.
Como orientador de estágio podes escolher docentes ou investigadores UP, ou mesmo externos à UP, com trabalho numa área científica em que se enquadra o estágio. O orientador deve ser detentor e grau académico correspondente a licenciatura ou superior e possuir curriculum científico e/ou profissional com mérito reconhecido na área científica em que se enquadra o estágio, sendo sujeito a aprovação.