Bárbara Vieira: Evolução Fenotípica

Bárbara Vieira é aluna do terceiro ano da licenciatura de Biologia (2019/2020) e respondeu a algumas questões acerca do estágio curricular que frequenta.

Qual a área do teu estágio curricular?

Evolução fenotípica

Quem é o teu orientador?

Jorge Vieira (jbvieira@ibmc.up.pt) é o meu orientador. Realiza investigação na área de Genética Populacional, Evolução Molecular e Bioinformática e está filiado ao i3S.

Em que instituição estás a estagiar?

Estou a realizar o meu estágio no i3S.

Em que consiste o teu estágio?

O meu estágio consiste em entender a base molecular da variação na resistência ao calor dentro da Europa, usando a Drosophila melanogaster como organismo modelo.

Como chegaste ao estágio que frequentas?

Em fevereiro do ano passado os meus orientadores mandaram um email, para os alunos de biologia, a perguntar quem estava
interessado no estágio. Mandei o meu currículo e uma carta de motivação, depois tive uma entrevista e voilá. Penso que todos os anos mandam email, visto que têm tido boas experiências com os alunos de biologia, porque a maioria dos alunos que fazem o seu estágio curricular lá, acabam por ficar para o mestrado e doutoramento.

O que estás a achar do teu estágio?

O estágio correspondeu às minhas expectativas, com ele consegui perceber o que é trabalhar num laboratório, ganhando experiência e responsabilidade. Fez-me perceber mais sobre o processo de desenho experimental, ou seja, como organizar uma experiência desde o inicio, que muita coisa pode correr mal, especialmente trabalhando com organismos animais onde dependemos de muitos fatores, e que nunca nada é igual (como o dia de ciclos de vida, o facto de ficarem doentes), mas novamente fez com que eu entendesse mais um bocadinho da realidade de um trabalho em laboratório.
 
Que conselhos podes dar a um estudante que tenha interesse de, no próximo ano, frequentar um estágio curricular?
 
Eu diria começar cedo a procurar o que querem, falarem com professores que estão na área que gostam, podem ir aos vários centros de investigação e ver os grupos de investigação, onde cada um tem informação detalhada sobre o que está a decorrer e mandar email a mostrar o vosso interesse em estagiar nesse grupo. Também podem ter o currículo já feito, caso seja preciso. E não parem de procurar! Pode ser um processo stressante, especialmente se não conseguirem arranjar à primeira, mas é preciso lembrar que oportunidades não faltam e hão-de arranjar um estágio que gostem.
 
Podes deixar alguma sugestão (site, vídeo, artigo ou outro) para quem tiver curiosidade de saber mais sobre a área em que estás a estagiar e/ou sobre o estágio que estás a frequentar?
 
https://www.i3s.up.pt/research-groups o site de todos os grupos de investigação do i3S.
https://www.i3s.up.pt/research-group?x=44 o site do grupo de investigação em que estou a estagiar.
 
Podes deixar algum contacto teu, caso algum estudante tenha interesse em contactar-te para saber mais informações ou alguma opinião tua?
 
Deixo o meu email: b.ramires@hotmail.com