Ana Sofia Magalhães: Biologia Celular

Ana Sofia Magalhães é aluna do terceiro ano da licenciatura de Biologia (2019/2020) e respondeu a algumas questões acerca do estágio curricular que está a realizar.

Qual é a área do teu estágio curricular?

Biologia celular.

Quem é o teu orientador?

A minha orientadora é Elisabete Ferreira Silva. Realiza investigação na área de “Ageing and stress” e está filiada ao i3S.

Em que grupo e/ou instituição estás a estagiar?

Estou a realizar o meu estágio no “Grupo de Ageing and stress” que integra o departamento de Biomedicina da faculdade de medicina, associado ao i3S.

O meu estágio é a continuação de um trabalho já existente que consiste na avaliação da expressão de diferentes genes relacionados com o transporte e metabolismo lipídico, inflamação e fibrose na placenta de ratinho para avaliar o que levou o tratamento com o antioxidante TEMPOL a aumentar o peso das crias em mães reprodutivamente velhas.

Após enviar um email à minha atual orientadora, um colega de um grupo no mesmo departamento abordou-a e falou do meu interesse em trabalhar no grupo de “Ageing and stress”, marcamos uma reunião presencial na qual discutimos os trabalhos que se podiam desenvolver e fiqui com o estágio no grupo.

O que estás a achar do teu estágio?

Está a ser uma experiência fantástica que penso que me vai dar muitas bases para o futuro caso siga investigação. O estágio correspondeu às minhas expectativas.

Quais os pontos positivos que destacas?

Alguns dos pontos positivos que destaco no meu estágio são a experiência ganha no trabalho de laboratório e a compreensão de como funcionam grupos de investigação. Devido ao estágio participei no IJUP, o que permitiu não só expor um pouco do trabalho desenvolvido até à altura, mas também perceber como funcionam encontros de investigação a nível universitário.

Tentar falar com professores que tenham grupos de investigação, fazer uma boa gestão do tempo e apoiarem-se no conhecimento que lhes está a ser transmitido.

Podes deixar alguma sugestão para quem tiver curiosidade de saber mais sobre a área em que estás a estagiar e/ou sobre o estágio que estás a frequentar?

Deixo o site do grupo em que estou a estagiar: https://www.i3s.up.pt/research-group?x=2

Podem contactar-me através do email: up201705439@fc.up.pt