Mariana Melo frequenta o segundo ano do Mestrado em Ensino de Biologia e Geologia no 3.º Ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário e respondeu a algumas questões acerca do mesmo.
Poderias descrever o teu mestrado? As UC’s são voltadas mais para a teoria ou para a prática?
No meu mestrado, a maior parte das UC’s estão voltadas para a teoria.
As UC’s são um bom complemento à componente prática?
Se for em relação à prática de ensino, não. Se for em relação à prática em investigação em ensino, sim.
Que UC’s de laboratório tens?
Não existe componente laboratorial.
Que saídas profissionais podem esperar os estudantes que completem o mestrado que frequentas?
Ligadas ao ensino.
Onde aconselhas a procura de informação, para quem esteja interessado em seguir o teu mestrado?
Podem consultar a página do mestrado no Sigarra.
O que te fez seguir o mestrado que frequentas?
Ao longo da licenciatura em Biologia apercebi-me que não queria seguir a área laboratorial e então o ensino pareceu-me uma boa opção.
Estás a gostar do teu mestrado?
Sim
Na tua opinião quais os pontos positivos?
Há estágio de um ano numa escola.
E negativos?
Há pouca preparação para a prática profissional.
Achas que o teu mestrado está bem estruturado?
Em termos de nos preparar para a prática profissional (ser professor) não, mas está bem estruturado para a investigação em ensino.
O que poderia ser reformulado na estrutura do mesmo?
Ter UC’s mais focadas em como ser professor.
O que tiveste em consideração na escolha do teu mestrado?
Era a área que queria seguir naquele momento.
Tens algum conselho para os estudantes que se vão candidatar, no próximo ano, a um mestrado?
Escolham uma área que gostem e, se não estiverem contentes com a forma como o mestrado está organizado, pensem que é um meio para atingir um fim, serem profissionais na área que mais gostam.