Mariana Melo: Mestrado em Ensino de Biologia e Geologia no 3.º Ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário

Mariana Melo frequenta o segundo ano do Mestrado em Ensino de Biologia e Geologia no 3.º Ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário e respondeu a algumas questões acerca do mesmo.

Poderias descrever o teu mestrado? As UC’s são voltadas mais para a teoria ou para a prática?

No meu mestrado, a maior parte das UC’s estão voltadas para a teoria.

As UC’s são um bom complemento à componente prática?

Se for em relação à prática de ensino, não. Se for em relação à prática em investigação em ensino, sim.

Que UC’s de laboratório tens?

Não existe componente laboratorial.

Ligadas ao ensino.

Podem consultar a página do mestrado no Sigarra.

Ao longo da licenciatura em Biologia apercebi-me que não queria seguir a área laboratorial e então o ensino pareceu-me uma boa opção.

Estás a gostar do teu mestrado?

Há estágio de um ano numa escola.

Há pouca preparação para a prática profissional.

Achas que o teu mestrado está bem estruturado?

Em termos de nos preparar para a prática profissional (ser professor) não, mas está bem estruturado para a investigação em ensino.

Ter UC’s mais focadas em como ser professor.

Era a área que queria seguir naquele momento.

Escolham uma área que gostem e, se não estiverem contentes com a forma como o mestrado está organizado, pensem que é um meio para atingir um fim, serem profissionais na área que mais gostam.