Tomás Werner: Mestrado em Genética Molecular

Tomás Werner frequenta o primeiro ano do Mestrado em Genética Molecular, da Universidade do Minho, e falou-nos um pouco acerca do mesmo:

 

Em geral, o mestrado oferece um aprofundamento no conhecimento de como os sistemas biológicos funcionam ao nível genético e molecular e visa ensinar como nós, cientistas, podemos tentar desvendar os mistérios da vida através de várias técnicas e formas de pensar.

Temos quatro UC’s obrigatórias que exploram a engenharia genética (como pensar e executar), mecanismos de regulação celular (uma vista sistemática de todos os níveis de regulação celular e como aos diferentes níveis podem ser estudados), as diferentes ómicas (ilustra a importância de ter em vista o todo e explica como processar informação de forma a ser inteligível) e técnicas importantes de análise em microbiologia (aprofunda a citometria e a microscopia). Todas as UC’s abrangem vários organismos modelo, discutindo as vantagens, desvantagens e técnicas específicas de cada um. 

Nas partes teóricas das UC’s, a componente prática é muito prevalente, sendo que o objetivo é aprender o que fazer, como fazer e o porquê de fazer.

Ao nível prático, as UC’s elaboram o que foi ensinado nas teóricas, demonstrando as técnicas discutidas em aula, desenvolvendo os temas ao explicar o porquê de cada passo e ensinando a discutir e analisar os resultados obtidos. Se te dedicares e aplicares para tirar bom proveito das aulas práticas, consegues sair com um conhecimento detalhado das técnicas. 

O mestrado promove um futuro em investigação, focando no ensino de técnicas práticas utilizadas em investigação com diversos organismos e em vários temas. Apesar disto, o curso tem saídas mais práticas em quaisquer áreas em que genética e a sua aplicação ao nível molecular possa ser relevante.