João Salazar: Mestrado em Biologia Marinha

João Salazar terminou em 2019 o Mestrado em Biologia Marinha, da Universidade do Algarve, e respondeu a algumas questões acerca do mesmo.

Poderias descrever o teu mestrado? As UC’s são mais voltadas para a teoria ou para a prática?

As UC’s do mestrado de Biologia Marinha na Universidade do Algarve estão fortemente ligadas á componente prática. A UAlg está localizada muito próxima da Ria Formosa onde se realizam imensas actividades de campo. Muitas das aulas práticas e dos grupos de investigação dedicam muitos recursos e tempo á conservação de espécies e habitats da Ria Formosa.

Que UC’s de laboratório tiveste?

Praticamente todas as disciplinas têm uma componente laboratorial. O mestrado tem na sua estrutura alguns créditos (ECTS) que ficam ao critério do aluno, o que permite personalizar os estudos em função das áreas de maior interesse. Com base nas minhas escolhas, as UC de laboratório que tive hipótese de realizar incluíram técnicas laboratoriais dedicadas á biologia molecular (PCR, ELISA, SDS-PAGE) bem como, técnicas de conservação de espécies e quantificação da produtividade de ecossistemas.

Na tua opinião, as UC’s de laboratório preparam bem para o futuro?

Sim, penso que a qualidade do ensino é alta e o mestrado tem um programa de UC dinâmico e exigente. O nível de conhecimentos é alto e detalhado, e o mestrado abrange muitas áreas da biologia marinha o que prepara muito bem os alunos para um futuro que pode ir desde a investigação fundamental a trabalhos na área de microbiologia, conversação e monitorização de espécies.

O teu mestrado tem alguma colaboração com empresas e/ou universidades?

O mestrado de biologia marinha da universidade do Algarve está inserido e é lecionado no CCMAR, o centro de ciências do Mar do Algarve. Nesta instituição os professores que lecionam as aulas são também os principais investigadores dos centros de investigação. Aqui, é realizada ciência reconhecida internacionalmente nas mais variadas áreas da biologia marinha: Pescas, Aquacultura, Desenvolvimento embrionário de espécies marinhas, biotecnologia, microbiologia marinha, genética e evolução. Dentro deste universo de disciplinas há de facto muitas empresas que recorrem ao CCMAR para realizar a sua investigação em projetos de parcerias em que os alunos dos mestrados são incentivados a participar realizando as suas teses ou dando os primeiros passos no laboratório.

Na tua opinião, essas colaborações potenciam o ingresso no mercado de trabalho?

Sem dúvida, esta parceria CCMAR e empresas é muito benéfica para todos. Os alunos, como foi o meu caso, desde que mostrando interesse, são encaminhados para os laboratórios das áreas que mais gostam e aí aprendem ferramentas fundamentais para a sua formação profissional. Por outro lado, dependendo dos projetos e empresas que os financiam os alunos podem ter depois a oportunidade de conquistarem bolsas de investigação ou trabalharem diretamente em empresas.

Que saídas profissionais podem esperar os estudantes que completem o mestrado que frequentaste?

O mestrado em biologia marinha é muito amplo nas suas ofertas educacionais, o que significa que os alunos que o terminam com sucesso estão aptos a desempenhar várias funções. O CCMAR tem um centro de mergulho científico onde são feitos cursos de mergulho científico e projetos de conservação de espécies (cavalos marinhos, molúsculos) ou habitats (pradarias marinhas). Portanto, ser mergulhador é uma saída profissional real após terminar este curso. Fora isso, há todo um universo de oportunidades que eu penso que estarão sempre intrinsecamente ligadas á investigação e desenvolvimento (R&D) e à ciência fundamental nas áreas que referi em cima.

Onde aconselhas a procura de informação, para quem esteja interessado em seguir o teu mestrado?

Toda esta informação pode ser obtida explorando o site da universidade do Algarve, no separador do Mestrado: https://www.ualg.pt/pt/curso/1433

O que te fez seguir este mestrado?

Tive um bom professor na licenciatura que me introduziu á atividade de mergulho. Depois com a oportunidade de estagiar no Oceanário de Lisboa fez todo o sentido para mim continuar nesta área da Biologia Marinha.

Gostaste do teu mestrado?

Terminei em 2019, depois de apresentar a tese e olhando para trás este mestrado abriu-me um leque de oportunidades profissionais que eu nunca ponderei sequer, foi das melhores decisões que já tomei.

Muitas aulas práticas, Professores muito conhecedores das matérias que lecionam, muita ciência de qualidade reconhecida internacionalmente.

A época de exames é curta para tanta matéria.

Achas que o teu mestrado está bem estruturado?

Penso que sim.

Talvez adicionar uma disciplina na área da Economia do Mar.

O que tiveste em consideração na escolha do teu mestrado?

A oferta curricular e a ciência realizada na universidade. O custo de habitação também pesou na minha decisão.

Tens algum conselho para os estudantes que se vão candidatar, no próximo ano, a um mestrado?

Não deixem que as vossas dúvidas ou ansiedades limitem o vosso progresso e as experiências pessoais. Atirem-se de cabeça!

Podes partilhar algum contacto teu, caso alguém queira pedir algum conselho e/ou opinião?

Deixo o meu email joao.miguelrs@hotmail.com