Teresa Pacheco frequenta o terceiro ano da licenciatura de Biologia (2019/2020) e respondeu a algumas questões acerca do estágio curricular que está a fazer.
Qual é a área do teu estágio curricular?
Genética e imunologia.
Quem é o teu orientador?
Pedro Esteves (pjesteves@cibio.pt) é o meu orientador, realiza investigação na área de imunidade e doenças e está filiado ao CIBIO.
Em que grupo e/ou instituição estás a estagiar?
Imunity and Emerging Diseases (IMED) no CIBIO.
Em que consiste o teu estágio?
Muito resumidamente, o meu estágio tem como objetivo estudar a evolução de um gene (CD96) nos lagomorphos(coelhos e lebres). É um gene pouco estudado, mas do que se sabe dele, é um gene que pode ser eficaz na redução/inibição de tumores se bem manuseado. Daí a importância do seu estudo evolutivo. A parte prática do estágio, a meu ver é bastante simples, consiste em fazer PCRs, géis de agarose, sequenciações e alinhamentos no computador.
Como chegaste ao estágio que frequentas?
Falei com o professor que estava a dar a minha matéria preferida da minha cadeira preferida e perguntei-lhe sobre o grupo dele e sobre uma possibilidade de estagiar lá e ele disse logo que sim.
O que estás a achar do teu estágio? Correspondeu às expectativas?
Sim e não, há muitas coisas que eu não esperava ter que fazer e faço (o que não é mau), sou muito independente lá, é claro que sigo as instruções todas que me dão, mas faço tudo praticamente sozinha (mais uma vez, isso não é mau, um pouco assustador no início mas só isso).
Alguns pontos positivos que queiras destacar?
O facto de ser independente, apesar de ser um pouco assustador no início, é uma ótima maneira de aprender a fazer as coisas e ganhar prática; o estágio mostra o que é um verdadeiro ambiente de laboratório e investigação (se alguém estiver indeciso entre seguir uma carreira na investigação ou não, estagiar numa área que proporcione este ambiente ajuda muito a tomar essa decisão, falo por experiência própria).
E pontos negativos?
É cansativo e por vezes difícil, especialmente fazer o relatório; o meu estágio, como é em contexto de investigação, é um pouco incerto e nem sempre temos os resultados que queremos, há que estar preparado para trabalhar em algo durante 1/2/3 semanas e no fim esquecer e deitar tudo fora porque simplesmente não deu, o que é bastante frustante; é stressante e muitas vezes uma pessoa não se sente capaz. Mas todos estes pontos são normais e com o tempo são fáceis de ultrapassar.
Que conselhos podes dar a um estudante que tenha interesse de, no próximo ano, frequentar um estágio curricular?
Acho que deve frequentar, é uma experiência de grande aprendizagem, pode ajudar no futuro e já preprara um pouco para enfrentar o mestrado e a tese. O facto de estar no currículo é sempre uma mais valia.
Podes deixar alguma sugestão (site, vídeo, artigo ou outro) para quem tiver curiosidade de saber mais sobre a área em que estás a estagiar e/ou sobre o estágio que estás a frequentar?
https://cibio.up.pt/research-groups-1 site do CIBIO, grupos de investigação.
https://cibio.up.pt/research-groups-1/details/geneasp site com informações do grupo onde estou
Se quiserem descobrir artigos sobre o tópico do meu estágio ou outro qualquer sugiro o site Web of Science, é uma plataforma de artigos, dá para pesquisar por tópicos e tem muitos filtros. Esta plataforma também é ótima para procurar artigos para ajudar no relatório.
Podes deixar algum contacto teu, caso algum estudante tenha interesse em contactar-te para saber mais informações ou alguma opinião tua?
Deixo o meu email: up201705549@fc.up.pt e deixo também o meu facebook se quiserem mandar mensagem: https://www.facebook.com/teresa.pacheco.7330