Mariana Alegria: Biologia Funcional e Biotecnologia de Plantas

Mariana Alegria é estudante do terceiro ano da licenciatura de Biologia (2019/2020) e respondeu a algumas questões acerca do estágio que frequenta.

Qual a área do teu estágio curricular?

Biologia Funcional e Biotecnologia de Plantas.

Quem é a tua orientadora?
A minha orientadora é Cláudia Sofia Pereira.

Em que grupo e/ou instituição estás a estagiar?

Estou a estagiar no Laboratório 2.61 da FCUP

O meu estágio consiste em testar a interação dos Plant Specific Inserts (PSI) de cardosinas com proteínas localizadas em diferentes locais do sistema endomembranar, usando o sistema Yeast Two-Hybrid (Y2H).

O professor Pissarra perguntou numa aula de outro ano se alguém estava interessado em estagiar, eu soube disso e entrei em contacto com ele.

Como é que um estágio pode ser positivo para a formação de um futuro biólogo?

É uma excelente forma de ter contacto com profissionais da área e de ganhar experiência num laboratório a sério. Para quem está mais indeciso sobre o seu futuro, ter um estágio também pode ser uma boa maneira de confirmar a área que quer seguir ou até descobrir que se gosta de outra área em que nunca tinham pensado.

A melhor forma de arranjar um estágio na área que gostam é entrarem em contacto com os professores das vossas cadeiras preferidas e informarem-se acerca de projetos em que estagiar.

Podes deixar alguma sugestão (site, vídeo, artigo ou outro) para quem tiver curiosidade de saber mais sobre a área em que estás a estagiar e/ou sobre o estágio que estás a frequentar?

Este artigo: Vanessa Vieira, Bruno Peixoto, Mónica Costa, Susana Pereira, José Pissarra & Cláudia Pereira (2019) “N-Linked Glycosylation Modulates Golgi-independent Vacuolar Sorting Mediated by the Plant Specific Insert”. Plants. Volume 8 (312)

Podem contactar-me através do meu email: up201705751@fc.up.pt