Pedro Nadais: Fisiologia Vegetal e Stress Oxidativo

Pedro Nadais é estudante da licenciatura de Biologia e respondeu a algumas questões acerca do estágio curricular que realizou.

Qual é a área do teu estágio curricular?

Fisiologia vegetal e stress oxidativo.

Quem foi a tua orientadora?

Maria Fernanda da Silva Fidalgo Ferro de Beça (ffidalgo@fc.up.up) foi a minha orientadora, realiza investigação nas áreas de fisiologia vegetal, bioquímica, stress oxidativo e sistema oxidante estando filiada à FCUP.

Em que grupo e/ou instituição estagiaste?

Estagiei na FCUP no Plant Stress Lab.

Consiste em estudar o efeito benéfico da aplicação de nano-SiO2 na toxicidade induzida pelo glifosato em Solanum lycopersicum (tomateiro) utilizando varias técnicas bioquímicas.

Como chegaste ao estágio que frequentaste?

Durante o segundo semestre do meu segundo ano comecei a pensar nas áreas que mais gosto e comecei a procurar grupos de investigação e professores com trabalhos dentro da área que me interessava.

O que achaste do teu estágio?

O estágio excedeu as minhas expetativas, adorei ter estagiado no Plant Stress Lab com a professora Fernanda Fidalgo. Gostei muito do meu estágio curricular e aprendi imenso. Não consigo pensar em nenhum ponto negativo acerca do meu estágio.

Começar a procurar estágios, ver projetos que os professores das cadeiras que mais gostam têm disponíveis, procurar também nos centros de investigação e nas outras faculdades, existem mesmo muitas opções.

Podes deixar alguma sugestão (site, vídeo, artigo ou outro) para quem tiver curiosidade de saber mais sobre a área em que estagiaste e/ou sobre o estágio que frequentaste?

Este é um dos artigos do laboratório onde estagiei ( Spormann, S., Soares, C., & Fidalgo, F. (2019). Salicylic acid alleviates glyphosate-induced oxidative stress in Hordeum vulgare L. Journal of environmental management, 241, 226-234.). E este documentário sobre o glifosato é super interessante https://www.youtube.com/watch?v=XDyI10Z8aH0

Deixo o meu email: pedrofcnadais@gmail.com