João Pessoa: Mestrado em Engenharia Agronómica

João Pessoa frequenta o segundo ano do Mestrado em Engenharia Agronómica e respondeu a algumas questões acerca do mesmo.

As aulas são de 3 horas e são maioritariamente teóricas, contudo, em algumas delas existem várias visitas de estudo em que vamos a empresas de diferentes áreas e em algumas cadeiras fazemos visitas aos campos e estufas que temos junto ao campus agrário de Vairão. Em termos de aulas práticas penso que estas estejam bem adequadas ao que cada UC ensina a nível teórico.

Existem duas cadeiras com componente laboratorial. Uma é Biotecnologia Vegetal, onde se passa grande parte das aulas no laboratório a fazer trabalhos sobre culturas in vitro de plantas e biologia molecular. A outra cadeira é Tecnologia de Processamento e Conservação Agro-Alimentar, nesta cadeira é feito um trabalho laboratorial sobre conservação de alimentos.

Na tua opinião, as aulas de laboratório estão a preparar-te para o teu futuro?

Eu acredito que as aulas laboratoriais do mestrado não te preparam para trabalhares no futuro, mas dão-te bases para depois conseguires aprender mais rapidamente. A grande plasticidade da área e o tempo limitado das aulas impedem fazer muitas coisas, mas acho aceitável a componente laboratorial que o mestrado apresenta.

O mestrado em si não apresenta nenhuma colaboração com empresas, mas em várias UC’s visitamos muitas empresas das diferentes áreas que estudamos. Desde visitas a institutos ligados ao melhoramento genético de plantas, empresas ligadas ao ambiente, a produtores de vinhos, legumes e flores. Existem também professores que têm parcerias com empresas, permitindo aos alunos desenvolverem parcial ou integralmente as suas dissertações nessas empresas.

Na tua opinião, essas colaborações/ligações potenciam o ingresso no mercado de trabalho?

Talvez não ajude diretamente a entrar no mercado de trabalho, mas permite sair do contexto académico e entender um pouco do que é feito nas empresas.

Para além da investigação, que é uma saída  onde podes integrar diferentes linhas de pesquisa sobre as diferentes áreas que a agricultura tem, podes também entrar em empresas produtoras, empresas de fito-fármacos, entre outras coisas.

Onde aconselhas a procura de informação, para quem esteja interessado em seguir o teu Mestrado?

Existe a página de Facebook do IAAS Porto, é uma página de um grupo de estudantes da licenciatura e mestrado de agronomia no Porto que organizam e divulgam atividades da área, podendo eventualmente ajudar caso tenhas algumas dúvidas.

O gosto pelas plantas e ser uma forma de fugir um pouco à investigação.

Existem coisas boas e coisas más, mas no geral estou a gostar e penso ter sido uma boa escolha.

Conheceres várias áreas agrícolas, muitas visitas de estudo, teres a oportunidade de aprender a podar videiras, aprender a beber vinhos, existirem várias cadeiras que são opcionais e os professores estarem sempre disponíveis para ajudar.

E os negativos?

Apenas uma das UC’s é no Campo Alegre, todas as restantes são em Vairão. No primeiro semestre do primeiro ano existe uma opção UP e quase ninguém consegue escolher uma boa cadeira, sendo que há pessoas que optam por a substituir com uma cadeira opcional do mestrado no segundo semestre, ficando com 4 cadeiras no primeiro semestre e 6 cadeiras no segundo. Existem cadeiras em que se fala bastante sobre Estufa e Culturas de Estufa, mas não se fala sobre outras culturas.

O mestrado sofreu agora uma mudança no plano de estudos, mas não existe nenhuma cadeira de solos. Essa matéria tenta ser compensada pela cadeira de Fertilização, mas existe tanta coisa para ser dada que o tema não é realmente aprofundado.

O que poderia ser reformulado no mestrado?

Podiam repensar o facto de existirem 3 cadeiras no segundo ano, o que complica o avanço nos trabalhos das dissertações.

Há alguma vivência que tenha ocorrido nestes anos em que estás a estudar e que gpstasses de partilhar?

Desenvolvi um grande interesse sobre os vinhos e viticultura que antes não tinha, isto fez com que me aventurasse a fazer a minha dissertação nesta área.

Tens algum conselho para os estudantes que se vão candidatar, no próximo ano, a um Mestrado?

Tentem falar com alunos que estão ou já frequentaram esse mestrado para perceberem melhor como é o mestrado. Isto pode prevenir, por vezes, que fiques decepcionado com o mestrado ou com certas cadeiras.

Deixo o meu email para quem quiser entrar em contacto joaopessoa.97@gmail.com