Maria Serrano: Mestrado em Recursos Biológicos Aquáticos

Maria Serrano frequenta o segundo ano do Mestrado em Recursos Biológicos Aquáticos e respondeu a algumas questões acerca do mesmoo.

As UC’s são voltadas mais para a teoria ou para a prática? Apresentam complemento à componente prática?

Apesar de algumas cadeiras serem mais teóricas, a grande maioria apresenta uma componente prática bastante bem elaborada, na medida em que são colocados em prática, os temas abordados nas aulas teóricas. Isto verifica-se não só em aulas laboratoriais através da realização de pequenos ensaios, mas também em aulas de pesquisa em trabalhos de grupo ou visitas de campo, quer a empresas como a lugares naturais. Em algumas UC’s podemos até experienciar ambos os casos, podendo participar na recolha de amostras em campo e proceder à posterior análise destas em laboratório. 

Que UC’s de Laboratório tens? 

Grande parte das UC’s apresenta uma componente laboratorial, por mais pequena que seja. Em algumas o trabalho prático está mais direcionado para observação a microscópio, enquanto para outras são realizados vários pequenos ensaios, consoante os diferentes temas da própria UC. Cadeiras como Qualidade Biológica da Água, Ecotoxicologia, Dinâmica de Populações Aquáticas, Biodiversidade de Ecossistemas Aquáticos e Nutrição de Animais Aquáticos são algumas que, na minha opinião, tiverem uma grande componente laboratorial.

Na tua opinião, as aulas de laboratório estão a preparar-te bem para o teu futuro (em investigação, empresa ou outro)? 

Sim, todas as aulas em laboratório foram bastante úteis, na medida em que permitiram ganhar algum conhecimento e, principalmente, alguma prática de trabalho em laboratório (por exemplo realização de análises seguindo protocolos específicos e com utilização de equipamentos específicos). 

O teu Mestrado tem alguma colaboração com empresas e/ou universidades? Se sim, quais? Na tua opinião, essas ligações potenciam o ingresso no mercado de trabalho?

Sim, por exemplo na cadeira de Aquacultura Sustentável, foram realizadas várias saídas de campo a diferentes empresas. Fomos visitar diferentes aquaculturas, por exemplo ALGA+, e o facto de termos profissionais específicos da área em questão disponíveis para explicar o funcionamento da empresa e esclarecer qualquer dúvida, além de ser muito interessante, é muito útil e permite que se crie um contacto que possa facilitar uma ligação com essas empresas no futuro. 

Que saídas profissionais podem esperar os estudantes que completem o mestrado que frequentas?

Os estudantes deste mestrado terão preparação para seguir um caminho na investigação em diversas áreas, visto que se trata de um mestrado muito diverso. No entanto, devido às visitas realizadas a várias empresas, os estudantes poderão também ingressar no mercado de trabalho, tentando recorrer a essas empresas, ou a outras empresas ligadas ao meio aquático. 

O que te fez seguir o Mestrado que frequentas?

Sempre tive o objetivo de ingressar numa área como esta. Apesar de gostar de muitas áreas da biologia (o que me fez licenciar em Biologia), sempre soube que me queria direcionar para a área dos recursos aquáticos. Para mim é uma área muito interessante, muito apelativa, muito atual e é uma área que a meu ver tem muito por onde ser explorada.  

Estás a gostar do teu Mestrado? Na tua opinião quais os pontos positivos? E negativos? 

Estou a gostar bastante do meu mestrado, correspondeu muito bem às minhas expectativas. Não tenho pontos negativos a apontar. Todos os conhecimentos obtidos nas UC’s lecionadas no primeiro ano foram úteis de alguma forma no segundo ano. Sinto que em todas as UC’s aprendi coisas muito diferentes, o que me deu uma visão muito abrangente sobre a área dos recursos aquáticos. 

Achas que o teu Mestrado está bem estruturado?

Sim, a meu ver o mestrado dos Recursos Biológicos Aquáticos está muito bem estruturado, devido principalmente ao facto de apresentar uma grande panóplia de cadeiras opcionais, que dentro da área dos recursos aquáticos, permitem seguir áreas bastante diferentes. 

O que tiveste em consideração na escolha do teu Mestrado?

Eu tive principalmente em consideração as unidades curriculares e os temas que iriam ser abordados em cada uma delas e o testemunho de antigos alunos que me permitiram perceber melhor o modo de ensino das UC’s. 

Tens algum conselho para os estudantes que se vão candidatar, no próximo ano, a um Mestrado?

Sim, procurar informação sobre o mestrado e sobre as oportunidades que podem surgir no futuro que sejam do seu interesse e relacionadas com a área, mas principalmente falar com alunos desse mestrado, caso tenham alguma dúvida ou curiosidade sobre o mestrado (métodos de ensino, métodos de trabalho, etc). 

Podes partilhar algum contacto teu, caso alguém te queira pedir algum conselho e/ou opinião? 

Claro. Este é o meu email: mariamsserrano@gmail.com