Cláudia Teixeira: Mestrado em Recursos Biológicos Aquáticos

Cláudia Teixeira concluiu o Mestrado em Recursos Biológicos Aquáticos e respondeu a algumas questões acerca do mesmo.

Poderias descrever o teu mestrado? As unidades curriculares são mais voltadas para a teoria ou para a prática? São um bom complemento à parte prática?

Existem as duas vertentes, cadeiras mais voltadas para a parte teórica e cadeiras mais voltadas para a prática, e ainda cadeiras em que existe um bom balanço entre as duas componentes. Há ainda complementaridade às partes letivas com saídas de campo e visitas de estudo que nos colocam em contacto com experiências reais do mundo laboral, quer seja visitas a empresas ou ainda recolha de amostras para tratar em contexto de aula.

Que unidades curriculares laboratoriais tiveste?

Gestão de recursos hídricos, fisiologia de animais aquáticos, ecotoxicologia, ferramentas moleculares aplicadas à biologia aquática, biodiversidade de ecossistemas aquáticos, nutrição animal, aquacultura sustentada, diagnóstico de doenças de peixes, dinâmica das populações aquáticas.

Na tua opinião as aulas de laboratório prepararam-te bem para o teu futuro?

As aulas laboratoriais foram importantes no desenvolvimento de competências e prática para o futuro, quer para o desenvolvimento da tese de mestrado quer para a vida profissional.

Que saídas profissionais podem esperar os estudantes que completem o mestrado que frequentaste?

Para além das saídas na área de investigação, ou possível progressão para doutoramento, o mestrado oferece o contacto com algumas empresas como o grupo Sea8 e AlgaPlus, onde se pode eventualmente desenvolver teses de mestrado e/ou posteriormente virmos a trabalhar.

O que te fez seguir o mestrado que frequentaste?

Após terminar a minha licenciatura em Biologia na FCUP, a escolha do mestrado centrou-se em como poderia progredir e complementar o meu conhecimento na área onde desenvolvi o meu estágio em nutrição animal e aquacultura.

Escolhi o Mestrado em Recursos Biológicos Aquáticos uma vez que da oferta da Universidade era o que correspondia aos meus objetivos.

Na tua opinião quais os pontos positivos deste mestrado?

A diversidade de opcionais que nos permite ajustar o plano de estudos de acordo com os nossos interesses futuros. É multidisciplinar o que permite que possamos adquirir competências ou conhecimentos em diferentes áreas. Na minha opinião, é de valorizar também o mestrado ser lecionado por módulos, o que permite uma maior organização.

Opções de unidades curriculares e a possibilidade de um projeto de tese do meu interesse, não sendo algo limitado por uma lista fornecida pela direção de mestrado.

Deve ser uma decisão consciente, sobretudo informada. Considerem as vossas áreas de interesse e possivelmente falem com colegas ou amigos que frequentam o vosso mestrado de interesse para que partilhem convosco as suas opiniões.