Rafael Ferreira: Mestrado em Ciências e Tecnologia do Ambiente

Rafael Ferreira frequenta o primeiro ano do Mestrado em Ciências e Tecnologia do Ambiente e respondeu a algumas questões acerca do mesmo.

Como descreves a componente curricular do teu mestrado?

As UC’s são mais voltadas para a teoria, e grande parte delas nem apresenta um complemento à parte prática. Há maior ênfase na teórico-prática.

E a componente laboratorial? Que UC’s tens e como achas que podem contribuir para a tua formação/futuro?

Complementos de Análise Ambiental e Técnicas de Remediação de Solos. Ambas apresentam perspectivas interessantes na aplicação de técnicas laboratoriais, que podem tornar-se imprescindíveis no futuro, aquando da procura de trabalho em empresas.

Este mestrado tem como opção a realização de Estágio, no último ano, em empresas, potenciando o ingresso no mercado de trabalho.

Que saídas profissionais podem esperar os estudantes que completam o mestrado que frequentas?

O mestrado que frequento deverá permitir exercer cargos técnicos em empresas de consultadoria ambiental e de serviços, autoridades locais, agências governamentais e laboratórios do Estado e de indústria.

A procura de informação, para além do site da faculdade, pode ser efetuada no site da Educaedu.

A possibilidade de complementar os conhecimentos obtidos com a minha licenciatura (Biologia), focando noutras perspectivas dentro da área das Ciências.

Estás a gostar do teu mestrado?

Ofertas de diversas formas de avaliação nas diferentes UC’s. Presença de profissionais competentes a liderar as UC’s. Facilidade de acesso aos conhecimentos transmitidos.

E os negativos?

Muito foco na área da Química, com algumas UC’s centradas nessa realidade. Pouca oferta de prática laboratorial.

Achas que o teu mestrado está bem estruturado?

Mais ou menos.

Reformulação do plano de estudos, criando novas UC’s mais focadas nas áreas das Ciências e Tecnologias. Subsequentemente, eliminação de algumas e/ou desmembramento  de outras de forma a dar mais tempo e atenção à matéria.

O facto de ser um mestrado na mesma faculdade em que tirei a licenciatura, o interesse por esta área e o fácil acesso ao mesmo.

Focarem numa área em que estão realmente interessados e que possa ser útil no futuro.