Paula Cardoso: Genética Evolutiva e Bioinformática

Paula Cardoso frequenta o terceiro ano da licenciatura de Biologia (2019/2020) e respondeu a algumas questões acerca do estágio que está a realizar.

Qual é a área do teu estágio curricular?

Genética Evolutiva e Bioinformática.

Quem é o teu orientador?

O meu orientador é Agostinho Antunes (aantunes@fc.up.pt) e realiza investigação na área de Genética Evolutiva e Bioinformática, estando filiado ao CIIMAR e à FCUP.

Em que grupo e/ou instituição estás a estagiar?

Trabalho num projeto que é uma parceria entre a FCUP e o CIIMAR, pelo que frequento as duas instituições. O grupo de investigação é o EGB – EVOLUTIONARY GENOMICS AND BIOINFORMATICS.

O meu projeto de investigação tinha dois objetivos principais:

• Analisar a variação genómica de genes envolvidos na adaptação animal;
  • Realizar análises comparativas de genómica/proteómica de genes com relevância na evolução adaptativa.

No meu estágio realizei uma análise extensiva dos genomas de novas espécies e para isso fiz análises comparativas com uma panóplia de outros organismos já documentados. No fim pude estabelecer a história evolutiva entre estas espécies, avaliando os padrões de diversidade genética.

Eu já sabia qual a área na qual gostaria de trabalhar, então falei com o Professor Agostinho e consegui o estágio.

O que estás a achar do teu estágio?

O estágio correspondeu às minhas expectativas, no entanto devo dizer que correspondeu às minhas expectativas porque eu também já tinha feito a minha pesquisa e já sabia qual o tipo de trabalho que ia fazer. Eu li artigos escritos pelo meu orientador para a área que queria, para perceber o que ia realmente fazer.

Que conselho podes dar a um estudante que tenha interesse de, no próximo ano, frequentar um estágio curricular?

Pesquisar com cuidado os diferentes grupos de investigação das diferentes instituições, enviar múltiplos emails e se por acaso não forem logo aceites não percam logo a esperança, simplesmente continuem a enviar emails e vão encontrar um estágio! Devem ir já escrevendo o vosso currículo e possivelmente uma carta de motivação, para que, se vos pedirem isso, não precisarem de fazer em cima da hora.

Podes deixar alguma sugestão (site, vídeo, artigo ou outro) para quem tiver curiosidade de saber mais sobre a área em que estás a estagiar e/ou sobre o estágio que estás a frequentar?

Deixo o meu email: liliananevescardoso@gmail.com