Tiago Cidade: Mestrado em Ecologia Marinha

Tiago Cidade frequenta o primeiro ano do Mestrado em Ecologia Marinha, na Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa, e respondeu a algumas questões acerca do mesmo.

As UC’s são essencialmente voltadas para um regime teórico mas incluem, na sua maioria, uma vertente prática aplicada.

As UC’s são um bom complemento à componente prática?

Sim.

Não tenho UC’s de laboratório.

Sim, com o Oceanário de Lisboa.

Empresas e instituições públicas com atividade nos domínios de ordenamento e gestão do ambiente costeiro e oceânico; empresas ligadas à economia azul, nas áreas dos cultivos marinhos, do turismo, da biotecnologia ou da energia do oceano e instituições de ensino superior e de investigação.

O site da faculdade contém toda a informação necessária.

O que te fez seguir este mestrado?

Sempre me atraíram as áreas da Biologia e Ecologia Marinha, pelo que decidi frequentar o meu mestrado para expandir os meus conhecimentos nessas áreas.

Sim, estou a gostar bastante.

Permite-me integrar conhecimentos importantes nas áreas de planeamento e ordenamento do espaço marítimo, avaliação ambiental e gestão de recursos vivos e não vivos do Oceano.

O mestrado é bastante focado numa componente teórica, pelo que a componente prática ainda é pouco desenvolvida.

De uma forma geral sim.

O que poderia ser reformulado no mesmo?

A inclusão de unidades curriculares que explorem uma vertente de campo de forma mais aprofundada.

Há alguma vivência que tenha ocorrido neste ano em que estás a estudar e que gostasses de partilhar?

A minha primeira aula decorrida no Oceanário de Lisboa foi uma experiência gratificante. Poder observar todo um trabalho teórico-prático desenvolvido em permanente contacto com as espécies marinhas residentes foi uma experiência muito enriquecedora.

As áreas que mais me agradavam e a possibilidade de contactar com novas pessoas e experiências que pudessem enriquecer a minha formação académica e profissional.

O meu conselho seria: escolham uma área que vos interesse e motive a querer ser melhores profissionais no futuro.

Sim, podem-me contactar através do Facebook.